quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O eixo VI na UFRGS

PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS No eixo VI cursamos as seguintes interdisciplinas: Seminário Integrador VI, Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II, Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, Filosofia da Educação, Questões Étnico-Raciais na Educação: Sociologia e História.
Seminário Integrador VI, faz os acompanhamentos das postagens do blog e também começa a reestruturar a elaboração dos projetos de aprendizagens. Repensamos o projeto a luz de novas leituras, pensando nas perguntas que podem gerar um projeto de aprendizagem. Os grupos de PAS se movimentaram para continuar ou começar um projeto de aprendizagem. Assim elaboramos no meu grupo a pergunta geradora Por quê as pessoas têm animais de estimação? Cada grupo avaliou outro, dando sugestões sobre a pergunta. Iniciaram os levantamentos de dúvidas temporárias e certezas provisórias, partindo para um mapa conceitual, planejamento de pesquisa e coleta de dados.
Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II, esteve totalmente voltada para as questões que envolve professor-aluno ou seja a aprendizagem, a abordagem do construtivismo na sala de aula. Também estudamos os estágios de desenvolvimento, além de um trabalho de observação de uma criança para aplicar as teorias. Precisamos fazer um relato de uma situação de conflito para analisar o desenvolvimento moral dos alunos conforme a faixa etária.
Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais: Com esta interdisciplina, conhecemos os aspectos legais dos alunos com NEE, um pouco da história da inclusão na sociedade e na escola das pessoas com dificiência. Fizemos leitura sobre autismo, deficiência mental e outros disturbios. Construimos ao longo do semestre um dossiê, no qual relatamos a experiência profissional, a inclusão na escola de trabalho, o funcionamento do serviço especilaizado no município, além de um estudo de caso. Pesquisamos quantos alunos de inclusão na escola são atendidos pelo serviço especializado.
Filosofia da Educação começa com o estudo da formalização dos argumentos. Após a leitura do Dilema do antropólogo francês, tivemos que fazer argumentação e contra-argumentação num fórum tomando posição a favor ou contra a atitude do antropólogo nos grupos. Assistimos também ao filme O Clube do Imperador, cuja história mexe com os nossos sentimentos de ser professor. Envolve as questões éticas, pessoais e profissionais que rege o ofício de professor. Passamos também pelas envolventes leituras de Kant e de Adorno, pensando no que gera a cegueira coletiva e que para a educação é importante que o holocausto nunca mais se repita.
Questões Étnico-Raciais na Educação: Sociologia e História, PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENScomeça nos trazendo uma reflexão sobre : Como me vejo, Como os outros me veem e Eu e os outros. Pensar sobre a própria anscenstralidade e depois começar a pensar nos alunos. As leitura tentaram nos trazer o olhar atento a questão racial na escola, sobretudo ao aluno negro. Refletir para tomada de ações já que a escola silencia a esta questão. Também desfaz a caricatura do que é ser índio. Trazendo através de leituras, um pouco da história dos povos índígenas e as diferentes culturas de cada um, refazendo conceitos desfazendo preconceitos.
Neste semestre é possível observar que o espaço escolar está inserido numa grande diversidade, quer por diferenças étnicas, culturais ou por necessidades educacionais especiais
.


Um comentário:

Patricia Grasel disse...

ótimo, ficou muito boa sua postagem, consegui perceber suas aprendizagens e ver os tópicos estudados.