terça-feira, 12 de outubro de 2010

O eixo IV na UFRGS

No eixo IV, estudamos as interdisciplinas Representação do Mundo pela Matemática, Representação do Mundo pelas Ciências Naturais Representação do Mundo pelos Estudos Sociais além de Seminário Integrador IV. Foi um semestre que se caracterizou pela aplicação de teoria e prática em sala de aula.
Seminário integrador pediu uma atividade chamada plano individual, visando desenvolver a autonomia discente. Neste ano estava como professora de projeto de artes, meio ambiente e ensino religioso e fiz um plano individual aliando o ensino da arte, ao meio ambiente. Foi possível um estudo sobre Monet, já que retratava a natureza em épocas diferentes do ano, agregando conhecimentos do semestre anterior em artes visuais, postei no blog o resultado das aulas mais significativas.
As leituras de Estudos Sociais e sua aplicação na prática enriqueceram meus conhecimentos comecei a notar como eu estava pensando em grupos sociais, comunidade, classes sociais á medida que trabalhava com os alunos. Fui também aprendendo como se dá as construções de tempo e espaço para a criança, a idéia de simultaneidade. Pude trabalhar melhor estas questões com os alunos a partir do momento que eu as compreendi melhor. O material produzido com os alunos, não foi um simples livrinho de suas vidas, foi resultado de pesquisa de fontes orais e escrita, de discussão em grupo, de comparação, de busca de suas origens. Contemplou presente, passado e futuro.
Com as leituras e atividades desenvolvidas na matemática, refleti sobre as questões de espaço e forma, o que lemos e aplicamos está de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, entretanto está ausente dos planos de estudos da escola. Tenho procurado, na medida do possível, trabalhar nas aulas de artes estas questões, através das observações de formas, quebra-cabeças, liga-pontos. Também aprendi como trabalhar gráfico e mapas nas séries iniciais. Destaco também a leitura sobre problemas não-convencionais, na verdade os descobri quando oportunizei aos meus alunos criarem histórias matemáticas, em alguns casos elas não tinham solução, agora sei que também é válido trabalhar com estas histórias e que tem até um nome.
Ciências me trouxe uma visão crítica das verdades dos livros e da posição do homem na natureza, além de demonstrar que temos as concepções de natureza daquilo que vemos nos livros. A natureza passiva, pronta para servir o ser humano. Mas principalmente que as verdades científicas não são absolutas. Elas podem ser aceita em um determinado tempo e espaço mas que existe uma relação de poder envolvida nos processos de divulgação dos conhecimentos científicos. O livro de ciências antes parecia sempre certo, agora já repenso, será que é isso mesmo?


Nenhum comentário: