domingo, 17 de outubro de 2010

O eixo V na UFRGS

No eixo V, em 2008/2 tivemos as seguintes interdisciplinas Projeto Pedagógico em ação, Organização e Gestão da Educação, Psicologia da Vida Adulta, Organização do Ensino Fundamental além do Seminário Integrador V.
Na interdisciplina de Organização e Gestão da Educação vimos a escola como instituição pública que existe refletindo o momento sócio-político na qual está inserida. Os vários momentos da sociedade brasileira trazidos nas constituições, também tiveram suas implicações diretas nos sistemas de ensino. Enquanto fazíamos a linha de tempo das constituições percebemos claramente o papel da escola em tempos e espaços diferentes. Tanto a constituição de 1934, quanto a de 1937 demonstram a diferença de ensino dos pobres e dos ricos. Na de 1946 já se fala do direito a todos á educação e até de profissionais admitidos por concurso entretanto com o golpe militar em 1964 e a implantação do regime militar a educação tinhas as decisões de cima para baixo, sem participação da sociedade. Com a abertura democrática do país Estado, a partir do início da década de oitenta, sociedade e escola começam a redefinir seus papéis.
Ao mesmo tempo Organização do Ensino Fundamental levanta as questões da gestão democrática, conforme a lei nº 9.394 , assegurando a participação de toda a comunidade escolar no projeto político-pedagógico e vendo a concretização deste projeto na elaboração do Regimento Escolar. É claro que esta participação de toda a comunidade escolar nas decisões da escola é ainda muito novo, pois faz parte de uma outra história traçada por uma gestão democrática, onde cada indivíduo precisa aprender a exercer a sua cidadania. Uma gestão democrática é feita de transparência, de acesso a comunidade das decisões da escola, de controle social, de discussão e consenso. Deve debater e recriar suas propostas, pois tem autonomia para isso, mas ao mesmo tempo deve cumprir as diretrizes curriculares. Nesta perspectiva democrática do direito de todos á educação houve uma ampliação do acesso da população para a escola que acabou por massificar o ensino.
Uma das primeiras atividades que realizamos na interdisciplina de Psicologia da vida adulta, foi construir um texto coletivo falando do que é ser adulto Muitas palavras se repetiram: responsabilidade, estabilidade emocional, independência financeira, responder pelos seus atos entre outras. A aprendizagem do adulto, não se dá através de respostas pré-elaboradas, mas no entendimento da aplicação na vida real. Entrar na vida adulta também deveria ser um momento de abandono progressivo do egocentrismo para dar entrada na descentração. Na prática não é bem assim que acontece, pois o egocentrismo está presente em todas as idades.Existe dificuldades para os professores que trabalham com alunos do EJA, pois embora sendo ambos adultos a maneira do professor e do aluno pensar são diferentes, gerando conflitos na defesa de pontos de vista. Igualmente o convívio entre colegas de trabalho, por vezes torna-se tenso, pela impossibilidade de um aceitar o ponto de vista do outro. Realizamos um projeto onde fizemos um questionário com pessoas adultas, no qual reponderam sobre seus comportamentos em diferentes situações de quando eram jovens e hoje na idade adulta.

Seminário Integrador V e Projeto Pedagógico em Ação, caminharam lado a lado durante este semestre. Iniciamos com um fórum discutindo as dúvidas e aspectos importantes sobre os Projetos de Aprendizagem. Partimos então para um projeto em grupo onde tentávamos responder a pergunta Por quê os olhos têm cores diferentes? Tivemos muitas dúvidas, mas pouco a pouco fomos nos organizando, trocando informações e a interação com o grupo foi maravilhosa. Os projetos quebram as regras do convencional, partem de um tema de interesse, parece que não se sabe o que fazer, mas ao mesmo tempo coloca o professor como um grande mediador e a escola um espaço de aprendizagem tanto para aluno quanto para o professor.

Nenhum comentário: