sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O eixo VII na UFRGS

No eixo VII cursamos as seguintes interdisciplinas: Seminário Integrador, Didática, Planejamento e Avaliação, Linguagem e Educação, Educação de Jovens e Adultos no Brasil e Educação e LIBRAS.

Seminário Integrador- Continua com os estudos dos Projetos de Aprendizagens que estavam em andamento no último semestre desta vez solicitando um resumo de cada texto postado e que as pesquisas acontecessem em diferentes fontes. Apósa conclusão da pesquisa primeiro fizemos um mapa conceitual individual para depois elaborarmos um único mapa do grupo. Passamos então para a construção de tese dos PAS. Após a leitura de dois textos deveriamos ler algumas afirmações sobre os PAS em uma tabela e concordar, discordar ou não sei decidir e argumentar esta escolha.
Criamos também uma proposta de arquitetura pedagógica em grupo com a devida justificativa. A interdisciplina continuou com o acompanhamento das postagens do blog, desta vez com as regras mais claras. Só então percebi a importância de dialogar com as tutoras quando questionada, eu tomava os questionamentos como reflexão pessoal.

Didática, planejamento e avaliação: Foi uma interdisciplina de apoio para tudo o que se relaciona a aplicação prática em sala de aula. Nos estudos sobre planejamento vimos que ainda precisamos pensar nos planos de trabalho e de estudos as ações para um determinado ano e para uma determinada série logo no início do ano letivo., acarretando muita burocracia. Um planejamento deve ser constituido de alguns elementos básicos: Contextualização, Eixo integrador,u Justificativa, Objetivos, Conteúdos, Estratégias, Recursos e Avaliação. Passamos pela leitura sobre as origens do currículo integrado e fragmentação do currículo. Estudamos sobre os desafios do trabalho com projetos, percebendo que qualquer tema pode ser estudado e que favorece a autonomia dos educandos podendo ser aplicado em qualquer série. Conhecemos a proposta de temas geradores de Paulo Freire como forma de pensar na identidade do aluno adulto, trabalhar conteúdos sem que estes sejam a verdade absoluta, estabelecer as relações entre a aprendizagem da escola e a da vida, enfim alfabetizar e letrar considerando as diferentes culturas. Fizemos um planejamento de aula em conjunto com Linguagem e Educação e depois uma reflexão sobre este plano. E por último estudamos sobre os principais aspectos envolvidos na avaliação e a questão ética do professor perante este tema.

Educação de Jovens e Adultos no Brasil - De todas as interdisciplinas esta foi a única que eu aprendi através do curso, pois nunca trabalhei com a EJA. Conhecemos o parecer CEB nº 11/2000 que estabelece a as Diretrizes Curriculares Nacionais da EJA, as características dos jovens e adultos que voltam a estudar: identidade, linguagem e pensamento, suas dificuldades na sala e no cotidiano de suas vidas. Pesquisamos com professores da EJA e com base no referencial teórico fizemos um poster sobre Realidades e Contextos da Educação de Jovens e adultos. Além de conhecer a proposta de Paulo Freire para este grupo tão específico.

Educação e LIBRAS- Conhecemos a história dos surdos. Aprendemos que os surdos pertencem a uma comunidade, um grupo cultural específico, em que a comunicação acontece através do visual e pela língua de sinais. As propostas de ensino devem adequar-se para a realidade dos alunos surdos. Desta forma é preciso um modelo educacional que considere a cultura, a língua e a identidade do sujeito surdo. O ouvinte estrutura de acordo com a sua visão de mundo: comunicar-se com as palavras, ainda que o oralismo puro como modelo educacional tenha resultado em fracasso.

Linguagem e Educação - Fizemos leituras que reportaram a interdisciplina de fundamentos da alfabetização. Aprofundamos os estudos sobre alfabetização e letramento. As práticas de leitura, escrita e oralidade no contexto social. Coesão e coêrencia em textos escritos iniciais. Construimos um plano de aula ao longo das leituras e sempre que apareciam novas questões deveriam ser contemplados no nosso plano. Foi um repensar sobre o conceito de linguagem, que é sitematizado na escola através do planejamento significando o uso da língua oral e escrita bem como a sua função social.

Neste semestre marca a questão cultural que produz diferentes linguagens.

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Querida.

Boa postagem, bem detalhada e organizada, abrange todas as instredisciplinas vistas ao lingo do eixo, trazendo o que ficou de cada uma.

Bjo