sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O segundo semestre

Em 2007/1 tem início o segundo semestre do PEAD da UFRGS. Ainda não sabia direito o que esperar, mas ainda me sentia insegura em relação ao uso da tecnologia. A interdisciplina Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia, começa com um filme "Freud além da alma". Depois disso fizemos uma trilha psicanalítica, conhecemos um pouco de Freud e os conceitos de id, ego e superego e ao mesmo tempo vendo como isso ocorre na sala de aula e na relação aluno-professor. Entraram as questões do limite, relações familiares. Ao mesmo tempo percebo que enquanto professora ao desenvolver as atividades cognitivas estou trabalhando com o ego do aluno, pois ele está relacionado ao controle motor, a percepção sensorial, ao meio ambiente e aos aspectos relacionados a memória. Conhecemos as fases de desenvolvimento: oral, anal, fálica e latência. e suas implicações na vida adulta. Começamos os estudos das teorias de aprendizagem, epistemologia genética, vendo as relações delas com a interdisciplina de fundamentos da alfabetização.Levantamos a discussão sobre o que é letramento, diferenciando de alfabetização e métodos de alfabetização.
As disciplinas de Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica e Infâncias de 0 a 10 Anos ocorreram paralelamente. A partir de textos como: Maquinaria Escolar, A Invenção da Infância e fazendo a cronologia da educação no Brasil, passei a ter um outro pensamento sobre escola e educação. Desfiz a idéia romântica da educação, pois sempre pensei em educação como promoção para a cidadania, conhecendo como e porquê se deu a institucionalização da escola, percebo porque existe tanta dificuldade em acontecer mudanças significativas na escola.
Em Seminário Integrador, criamos um pbwiki individual a fim de aprender a usar este recurso tecnológico. Fizemos uma descrição da sala de aula e construímos um memorial da infância. Refletia sobre a questão da infância, a minha própria infância e a dos meus alunos. Além do papel da escola na infância atual e na de outros tempos.
No final do semestre a minha conclusão era a seguinte: É importante estar de volta aos estudos depois de tanto tempo. Novas leituras, um grupo com os mesmos objetivos, reflexões sobre o ensino e a educação como um todo. Compreender o que aconteceu em tempos passados para entender a história do presente. Meus atos e pensamentos refletem o que estou encontrando, não só como profissional, mas como pessoa, enfim existe uma transformação. Meu olhar está mais crítico, meus argumentos mais fortes.

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Elsa querida,

Realmente quando iniciamos algo novo nunca sabemos o que virá pela frente, pelo simples fato de ser novo... ficamos na ansiedade de tentar descobrir como as coisas se desenrolarão... e por fim acabamos nos acostumando a aprender um dia de cada vez. Assim tem sido sua caminhada no PEAD... com uma aprendizagem após outra e como vc mesma relata em sua postagem a teoria tem feito parti de seu conhecimento e consequentemente se refletido em sua prática docente.