sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O primeiro semestre

Através do jornal VS, fico sabendo de uma parceria entre a prefeitura de São Leopodo e a UFRGS. Seria oferecido o curso de pedagogia na modalidade á distância para professores que ainda não tivessem graduação, sendo o pólo aqui em São Leopoldo. Fiz a minha inscrição e nas curtas férias de julho dei uma estudada em português, biologia e literatura. Fui aprovada e agora me angustiava sem saber ao certo o que esperar de um curso á distância. No dia 21 de agosto de 2006, numa fria noite, iniciaram as nossas aulas sendo presencial toda aquela semana. O primeiro momento foi marcado por muita alegria, apresentações e informações sobre o curso. Conhecemos os nossos coordenadores do curso professor Leonardo e professora Cintia, e fomos sendo colocados naquele desconhecido mundo digital. Criar blog, escrever no pbwiki, enviar arquivo para o rooda, link... quantas palavras entraram no meu universo e quanto precisei de ajuda do pessoal aqui de casa para dar conta do recado. Mas também muita superação, a certeza que as dificuldades seriam vencidas e a preocupação da coordenação do curso com a clientela diferenciada que receberam, proporcionando nossa "alfabetização digital". Logo em seguida tem início as cadeiras de EPPPC e ECS. A primeira levou a muitas reflexões sobre o ppp e quando estávamos construindo o nosso na escola, foi impossível não lançar um olhar mais crítico, sobre o que este documento representa. Entretanto não exigia muito da tecnologia e a maioria dos textos foi em arquivo, o que nos deixou mais seguros.
E a cadeira de ESC? Textos complexos, blog individual, coletivo....que desespero. Pedia socorro para as tutoras, que prontamente me respondiam. Percebo nesta interdisciplina a ideia de rede, pois visitamos os outros pólos, apesar de ser um pouco penosos pela falta de domínio da tecnologia.
No final do mês de setembro entrou a interdisciplina de TIC'S. Na aula presencial a professora começou a apresentar o que veríamos até o final do semestre. Pedimos que não continuasse, pois ninguém estava entendendo mais nada. Precisei de ajuda do pessoal aqui de casa para realizar quase todas as atividades, mas aprendi a inserir imagens, usar o paint, fazer ppt.
O primeiro semestre foi marcado pela alegria de voltar a estudar, pelo contato e aprendizagens com a tecnologia e pela interação do grupo de colegas. Ao mesmo tempo me colocava na situação de aluno-professor aprendente, refletindo sobre o que é aprender, para quem sempre "ensina."Também foi uma fase de adaptação, pois precisei conciliar muitas coisas: trabalho, escola e família.





Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Elsa,

Parabéns por ter aceito o desafio de ser uma aluna na modalidade a distância. Essa modalidade exige de todos muito mais empenho, dedicação, compromisso, organização... do que a modalidade presencial. Agora vc está na reta final, sabe bem como foi dificil, mas ao mesmo tempo prazero ser aluna de EAD, tenha certeza que suas aprendizagens continuarão sendo resignificadas mesmo após o término do curso.