segunda-feira, 3 de maio de 2010

O blog e a escrita

Na semana passada foi a primeira vez que os meus alunos postaram no blog. O objetivo é que exista uma troca entre eles e os alunos do outro quarto ano. Combinamos que um grupo posta o outro lê , comenta e faz nova postagem, pretendemos fazer uma postagem por semana. É preciso então um planejamento do que querem escrever. Sabem que além dos colegas, qualquer pessoa pode ler, isto exige clareza no que querem dizer. Depois que organizam sua escrita, a leitura é feita para os colegas, que dizem se conseguiram compreender, se não faltou nada. Efetivamente estão realizando uma prática social de leitura e escrita.
Enquanto observa um grupo de alunas organizando sua escrita, pude perceber a interferência do próprio grupo sobre a escrita uns dos outros. Lendo e corrigindo, as vezes me chamando apenas para confirmar. Nesta atividade o escrever tornou-se um ato significativo, dentro contexto do uso da linguagem.
" São as diferentes formas de oralidade, leitura e escrita, que se agregam ou substituem as anteriores, possibilitando outras aprendizagens, outros tipos de produção e recepção de conhecimen­tos; " (Trindade,2002)
REFERÊNCIA

TRINDADE, Dalla Zen. A leitura, a escrita e a oralidade como artefatos culturais, 2002.

Um comentário:

Marga disse...

Sem dúvida, Elsa, a turma ressignificou o ato da leitura e escrita numa proposta bem concreta e expressiva. E tu pudeste sentir que tua pratica tem seguido um novo rumo. Parabéns! Tuas sementes darão frutos “pedagogicamente” modificados!
Abracitos!