Após várias leituras sobre seriação e classificação discussão em grupo de atividades para seriar e classificar, fiquei surpresa com a idéia de construir gráficos com alunos de 2º ano. Aproveitando que trabalho como professor 2 desenvolvendo as atividades recreativas, aliei o trabalho do gráfico com as alturas dos alunos. Primeiro cada aluno recortou a letra inicial de seu nome de revistas, depois organizamos a fila por tamanhos, separando meninas e meninas. Feito isso, cada aluno vinha na parede e depois que eu media, colava sua letra na área correspondente no papel pardo. Fiz algumas perguntas orais e eles fizeram registro de onde sua letra apareceu no gráfico. Senti que a atividade foi interessante para os alunos, que aguardavam ansiosos a sua vez de medir sua altura. Um aluno levantou os pés na hora de medir e eu não percebi, mas outro chamou a atenção que ele não era da turma dos mais altos. Notei que facilmente estavam construindo conceitos de seriação, classificação e medidas espontâneamente. Lamento não estar na regência de turma para aprofundar mais o trabalho.
segunda-feira, 14 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Monitor de LCD, I hope you enjoy. The address is http://monitor-de-lcd.blogspot.com. A hug.
Oi Elsa!
Muito bacana a atividade desenvolvida coma turma do 2º ano. Os pequenos muitas vezes nos surpreendem. Estou percebendo que as leituras de matemática surtiram efeito na questão prática dos conteúdos de seriação e classificação! Fizestes uma relação da teoria com a prática. Parabéns!
Fabi
Postar um comentário