segunda-feira, 21 de junho de 2010

valorizando os saberes

Durante o meu período de estágio, coloquei que meu objetivo pessoal de aprendizagem era valorizar a história de vida dos alunos e relacioná-la aos conteúdos formal e na construção de conceitos. Para tanto comecei uma pesquisa junto com os alunos e a família, sempre como tema de casa. Depois as informações eram trocada no grande grupo. Em algumas ocasiões fizemos gráficos, como os times, em outras relatos, nas idades dos pais cálculos de ano de nascimento e assim por diante. O que percebi foi a motivação dos alunos ao fazer as atividades, pois em tudo havia um sentido. Trazem sempre a solicitação de tema, pois compreendem a importância do que é pedido, raramente alguém esquece. Foi uma maneira também de envolver os pais, já que a escola não fica dentro de nenhuma das comunidades que atende, e os pais dependem de transporte para estar presente na escola. Freire falando do respeito aos saberes do educando questiona:" Porque não estabelecer uma "intimidade"entre os saberes curriculares fundamentais aos alunos e a experiência social que eles têm como indivíduo"?
REFERÊNCIA
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários á prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.



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