Esta semana continuei explorando de forma mais sistemática o nosso passeio pela cidade. Um conceito prévio que percebi nos meus alunos, era que imigrante é o mesmo que descendente de alemão. Precisaram refazer este conceito, que surgiu das conversas sobre os locais que visitamos.
A observação das datas dos objetos do museu permitiu fazer boas explorações com os cálculos de tempo. A partir de uma determinada data os alunos fizeram cálculos de idade dos objetos e de ano de nascimento para saber a idade das pessoas. A matemática ficou fácil de ser entendida. No português, começa a fazer sentido, o tempo de uma ação: passado, presente, futuro.
Na sexta-feira fizemos o jogo da velhota, uma variação do jogo da velha, onde as perguntas estavam relacionadas com o nosso passeio e o que aprendemos até agora sobre município, memórias, museu, datas, verbos...além de ser uma atividade lúdica também ajudou na elaboração de conceitos.
O ensino, que a principio é de Estudos Sociais, torna-se integrado com muitas áreas do conhecimento tornando a aprendizagem mais significativa e coesa, pois busca um todo e não fragmentos.
A observação das datas dos objetos do museu permitiu fazer boas explorações com os cálculos de tempo. A partir de uma determinada data os alunos fizeram cálculos de idade dos objetos e de ano de nascimento para saber a idade das pessoas. A matemática ficou fácil de ser entendida. No português, começa a fazer sentido, o tempo de uma ação: passado, presente, futuro.
Na sexta-feira fizemos o jogo da velhota, uma variação do jogo da velha, onde as perguntas estavam relacionadas com o nosso passeio e o que aprendemos até agora sobre município, memórias, museu, datas, verbos...além de ser uma atividade lúdica também ajudou na elaboração de conceitos.
O ensino, que a principio é de Estudos Sociais, torna-se integrado com muitas áreas do conhecimento tornando a aprendizagem mais significativa e coesa, pois busca um todo e não fragmentos.
REFERÊNCIA
SANTOS - Simone Valdete dos. - O Ensino de História nas séries iniciais - Um olhar desde a perspectiva curricular integradora.
Um comentário:
Salve Elza! Parabéns pelo trabalho,fica o desejo que os frutos continuem rendendo e que a experiência da Pratica na Formação tenha trazido novas expectativas na tua docência! Abraços!
Postar um comentário