Antes do início do estágio, nós do PEAD, fizemos uma pesquisa sobre os vários aspectos que envolve a turma com a qual iremos trabalhar. Além de conhecer um pouco dos alunos: idade, particularidades, nível sócio-econômico, relacionamento entre eles e com os professores, também pesquisamos o entorno da escola, a escola como instituição, seus recursos, a clientela que recebe, seu funcionamento, sua proposta pedagógica, seu regimento, horário de funcionamento, número de alunos atendidos, relação escola-comunidade, entre tantos outros itens. Não tive maiores dificuldades em realizar este trabalho, visto que faz dezoito anos que leciono na mesma comunidade escolar. Mas considero que é de fundamental importância este conhecimento prévio da realidade com a qual se trabalha, para poder então, pensar em estratégias de planejamento, pois um planejamento precisa adequar-se ao contexto, em que será aplicado.
Segundo Freire:"Não seriam poucos os exemplos que poderiam ser citados, de planos, de natureza política ou simplesmente docente, que falharam porque os seus realizadores partiram de uma visão pessoal da realidade."
REFERÊNCIA
FREIRE, Paulo. A dialogicidade - essência da educação como prática da liberdade. In___
Pedagogia do Oprimido. 40ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. p. 89-101.
Um comentário:
Oi Elsa, tudo bem?
Fica comigo a incumbência e uma imensa satisfação em comentar tuas postagens nesse oitavo eixo. Desejo que tudo flua com tranquilidade e sucesso nessa nova etapa e que as reflexões complementem tua caminhada academica de uma forma contrutiva e eficaz no enriquecimento do conhecimento que te aproprias.
Sem dúvida, conhecer o "chão" que atua´, caracteriza tranquilidade e segurança no momento da prática. No entanto, o fato de estar familiarizada às vezes nos remetem a uma bagagem carregada de "manias" e rótulos, que podem atrapalhar o processo. Então a pergunta que fica é: o que esta situação provoca em ti, em relação a leitura e compreensão da tua prática,depois de tanta apropriação teórica?
abracitos reflexivos e sucesso!
Postar um comentário