Trabalhar com alunos de escola pública, requer uma determinada sensibilidade do educador, para que no desejo de tornar a aprendizagem mais significativa deixe de olhar a realidade que o cerca. Celéstin Freinet, pensava numa educação voltada para alunos de meios populares, com técnicas utilizadas por todos respeitando o desenvolvimento individual. As aulas-passeio tão utilizada por nós professores, é deste pedagogo. Enquanto realiza uma caminhada com meus alunos ao redor da escola para observarmos localização, pude notar a importância de utilizar este recurso simples, ao alcance de todos, mas que foi encarado com responsabilidade, motivação, além de permitir um contato com o meio da escola. Transformamos este passeio em estudo, depois colocamos os cartazes na escola como forma de comunicar o aprendizado.
REFERÊNCIA
SAMPAIO, Rosa Maria Whitaker Ferreira. Freinet: evolução histórica e atualidade. São Paulo: Scipione, s/d.
2 comentários:
A cada nova postagem, impressões que evidenciam a profundidade que o ato de ser Educador implica. Só discordo no fato que tu enaltece a sensibilidade quanto ao trabalho com a Escola Pública! Por sermos servidores Públicos, nosso comprometimento deve ser ainda maior..e alunos sendo de meios populares ou de "elite" são sempre alunos, singulares, criativos e sempre necessitados de atenção e de ótimos Educadores como tu!Parabéns pela tua suscetibilidade e dedicação!Abracitos!
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