REFLEXÕES SOBRE A ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇAO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ao longo deste semestre estas interdisciplinas trouxeram abordagens de temas muito atuais, tais como: globalização, políticas públicas, políticas educacionais e democracia entre outros conceitos. Estão tão ligadas que fica difícil não juntar o que se apredeu, pois uma complementa a outra.Aos poucos foi possível perceber como estes conceitos entraram na educação. Um dos trabalhos mais interessantes foi a linha de tempo das constituições que fizemos em grupo, http://www.xtimeline.com/events.aspx?q=Bif200810041115352216103 Em cada constituição, pesquisamos o momento sócio-político. Estes momentos da sociedade se faziam presentes na educação. Passamos pela monarquia, pela período da república, por golpes de Estado, ditadura militar e finalmente pelo processo de abertura democrática que se concretizou com a constituição de 1988. É claro que este processo democrático também teve seus reflexos na escola. Escola, sociedade e governo começam a redefinir seus papéis. Este redefinir, lança as bases para que as escolas começam a se organizar numa perspectiva democrática.Entendendo que democracia é um processo, aos poucos as mudanças foram acontecendo nas escolas. Não se resumindo somente a escolha de equipe diretiva, esta é uma decorrência de democracia na escola. A participação da comunidade escolar na construção do projeto político-pedagógico é um dos primeiros sinais de gestão democrática, amparado por lei. A escola também adquiriu mais autonomia para se organizar conforme o desejo da comunidade escolar: ciclos, séries, etc. a escola está aberta para conversar com a sua comunidade. Ao mesmo tempo deve ter seu currículo em consonância com um mínimo de diretrizes e normas externas de acompanhamento. Esta é a escola que hoje se apresenta: com a participação de toda a comunidade escolar, com transparência, com direito de debater e recriar, com controle social e acesso as informações. Entretanto, democracia na escola não quer dizer que não existirá conflito. É também saber defender idéias, chegar a consenso para que o espaço escolar reflita o desejo de uma comunidade se tornando mais justo.
Ao longo deste semestre estas interdisciplinas trouxeram abordagens de temas muito atuais, tais como: globalização, políticas públicas, políticas educacionais e democracia entre outros conceitos. Estão tão ligadas que fica difícil não juntar o que se apredeu, pois uma complementa a outra.Aos poucos foi possível perceber como estes conceitos entraram na educação. Um dos trabalhos mais interessantes foi a linha de tempo das constituições que fizemos em grupo, http://www.xtimeline.com/events.aspx?q=Bif200810041115352216103 Em cada constituição, pesquisamos o momento sócio-político. Estes momentos da sociedade se faziam presentes na educação. Passamos pela monarquia, pela período da república, por golpes de Estado, ditadura militar e finalmente pelo processo de abertura democrática que se concretizou com a constituição de 1988. É claro que este processo democrático também teve seus reflexos na escola. Escola, sociedade e governo começam a redefinir seus papéis. Este redefinir, lança as bases para que as escolas começam a se organizar numa perspectiva democrática.Entendendo que democracia é um processo, aos poucos as mudanças foram acontecendo nas escolas. Não se resumindo somente a escolha de equipe diretiva, esta é uma decorrência de democracia na escola. A participação da comunidade escolar na construção do projeto político-pedagógico é um dos primeiros sinais de gestão democrática, amparado por lei. A escola também adquiriu mais autonomia para se organizar conforme o desejo da comunidade escolar: ciclos, séries, etc. a escola está aberta para conversar com a sua comunidade. Ao mesmo tempo deve ter seu currículo em consonância com um mínimo de diretrizes e normas externas de acompanhamento. Esta é a escola que hoje se apresenta: com a participação de toda a comunidade escolar, com transparência, com direito de debater e recriar, com controle social e acesso as informações. Entretanto, democracia na escola não quer dizer que não existirá conflito. É também saber defender idéias, chegar a consenso para que o espaço escolar reflita o desejo de uma comunidade se tornando mais justo.
Um comentário:
Elsa, a linha do tempo com as constituições uma atividade muito boa pois deu pra perceber as evoluções e algumas coisas que ainda temos que mudar.
Os conceitos estruturantes também mexeram com muitos pois os conceitos ouvimos, estamos utilizando diariamente ou não, e ainda temos dúvidas e isso é maravihoso pois nos proporciona reflexão e conflitos como você relata, sendo necessário para avançarmos.Beijão.
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