O nosso projeto de aprendizagem com o tema cor dos olhos http://peadcordosolhos.pbwiki.com/, já está em sua etapa final. Enquanto fazia a minha auto-avaliação, coloquei as dificuldades iniciais que tivemos mas que depois de entendido o projeto tornou-se uma grande construção e possibilitou muitas descobertas. E o projeto com os meus alunos? Pois bem, não tem sido muito diferente. Depois de entendido que não era um tema para casa, nem que a professora ia dar tudo no quadro e cada um deveria trazer alguma coisa que tivesse sobre o tema, o projeto começou a tomar forma. Passados os primeiros "me esqueci em casa", a turma começou mesmo a pesquisar sobre os temas (teatro e Leonardo da Vinci). Consegui algum material na biblioteca (enc. Barsa), um livro didático e uma aluna pesquisou na internet sobre o teatro. Material sobre Leonardo da Vinci foi bem mais fácil e reunimos vários materiais, tanto da escola quanto do aluno. A primeira tarefa era descobrir as origens do teatro e a data e local do nascimento do pintor, bem como o que fazia além de pintar. Eles separaram o material mais adequado, responderam a estas questões e trocaram as informações. Durante a visitação da feira do livro os alunos assistiram a um teatro e eu aproveitei para que eles pudessem fazer outras observações: gênero, cenário, atores, trilha sonora, figurino... e então recriamos o conto Bruxa, bruxa, venha a minha festa ( Arden Druce) , com personagens de Halloween, feitos pelos alunos. Hoje eles apresentaram no 1º ano e ficaram realizados. Este foi mais ou menos um ensaio de um projeto de aprendizagem, que apesar das dificuldades, contou com interesse, empenho e entusiamos dos alunos mostrando que é possível criar outras situações de aprendizagens tendo o professor como mediador.
sexta-feira, 31 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário