A primeira leitura de artes visuais, no bloco I falava sobre o ensino de artes visuais no Brasil. Mostrando as tendências dentro do ensino tradicional, da escola tecnicista da escola nova e finalmente sobre a proposta triangular, implantada a partir da década de 80. Isto me fez refletir bastante sobre o que é feito em matéria de arte na escola. Estamos ainda apegados as técnicas e a livre expressão. Então, resolvi inovar. Embora tenha uma outra professora, específica para artes. Primeiro conversei com os meus alunos para saber o que eles entendiam por arte e obra de arte. Percebi que alguns já tinham idéias mais definidas. Sai uma pergunta interessante: O que é obra-prima? Então de forma dialogada conversamos sobre a forma de deixar registros, num tempo que não existia máquina,filmadora, etc. e concluímos que a única maneira era pintando quadros. Mostrei livros com o quadro da Monalisa e depois na aula de informática eles tiveram que montar um quebra-cabeça com a imagem dela. Recentemente tínhamos visto o filme do Scooby e o meu desafio era que recriassem a Monalisa juntando a ela características de um dos personagens do filme. Cada produção tinha que ter um nome. O trabalho ficou muito interessante. Acima duas imagens criadas pelos alunos. A primeira, destaca bem os braços e a paisagem do fundo, nomeou como Mona Scubidu. A segunda imagem recebeu o nome de Mona Sauchicha. O rosto da Monalisa, recebeu o corpo do Salsicha. Passados alguns dias desta atividade saiu no jornal Sininho, uma reportagem sobre Leonardo da Vinci, falando de sua vida e da obra Monalisa. Um aluno levou este jornal para a sala e fez o seguinte comentário:"Olha só professora, encontrei aquele quadro daquela mulher que nós desenhamos." Eu me senti realizada, fui percebendo as mudanças de meus alunos e o interesse com o qual queriam saber o que estava escrito no jornal. Eu mesmo estou entendendo melhor o que é uma proposta triangular, a partir do momento que estimulei o contato dos alunos com a arte.
sexta-feira, 9 de novembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário