domingo, 15 de novembro de 2009

Um plano de aula e muitas estratégias



A disciplina de linguagem solicitou para elaborarmos um plano de aula para um dia onde deveríamos ter uma atividade de leitura, produção textual, jogo e sistematização com os devidos objetivos e explicação do desenvolvimento das atividades. Aparentemente fácil, já que somos todos professores com longa experiência docente. Mas a medida em que fui planejando pensando em estratégias de letrar e alfabetizar precisei pensar e muito. Elaborei as atividades para um quarto ano, onde parece quase esquecida a questão da alfabetização e do letramento, mas procurei desenvolver atividades que contemplassem os diferentes níveis de alfabetização e letramento dos alunos, pois lembrei daqueles alunos que são de inclusão e dos multirepetentes que apresentam grandes dificuldades na leitura e na escrita. A aula presencial do dia 11/11, nos permitiu trocas com os colegas, e a professora nos tranquilizou, dizendo que era somente para fazer um plano com todas estas atividades, mas que não seria colocado em prática, a finalidade era mesmo explorar as maneiras de trabalhar a leitura e escrita. A reflexão maior ficou com a leitura do módulo 4, "Não há como alfabetizar sem método?", entre outras coisas, aborda aspectos fundamentais no ensino da linguagem que é o planejamento e as atividades de sistematização. Esta última então parece que foi muito desconsiderada quando o construtivismo invadiu as escolas, e nem todos tiveram uma compreensão que não se tratava de um método de ensino, mas de uma teoria. Para concluir, o planejamento é quem direciona os usos do tempo na escola, as atividades de sistematização são pensadas pelo professor a fim de que o aluno vá se apropriando das regras da leitura e da escrita socialmente aceitas. Evidentemente, tudo bem amarrado dentro de um contexto para ser significativo.


REFERÊNCIAS

SOARES, Magda. Nada é mais gratificante do que alfabetizar – Entrevista. In: Letra A: o jornal do alfabetizador. CEALE, Belo Horizonte, v.1, abr/mai, 2005. p. 10 -14. (Texto 6 – Módulo 5)


TRINDADE, Iole Maria Faviero. Não há como alfabetizar sem método? (encaminhado para publicação)

Nenhum comentário: