A tarefa de assistir ao filme "O Clube do Imperador", na disciplina de filosofia, nos premiou com este maravilhoso filme. É impossível a qualquer professor assisti-lo e ficar indiferente. A história mexe com os nossos sentimentos de ser professor. Envolve as questões éticas, pessoais e profissionais que rege o ofício de professor. O professor comete um erro moral ao classificar um aluno aumentando sua nota para que este chegasse a ser um dos três finalistas do concurso Senhor Júlio César. Este erro foi cometido em nome de um idealismo do professor que acreditou na mudança de caráter do aluno e quis com isso valorizá-lo pelos seus esforços, entretanto este aluno não era digno de tal premiação, pois colou durante o concurso. O professor embora omita a fraude, contorna a situação não deixando a aluno vencer o concurso, ao escolher a pergunta final. Fiquei pensando em que momentos da nossa vida de professor somos colocados diante de um dilema. A conclusão que cheguei que a pior hora é a avaliação final do aluno. Onde devemos aprová-lo ou reprová-lo.E nesta hora é preciso saber o que levar em consideração. O quanto aprendeu? O quanto progrediu? Se alcançou todos os objetivos? Se eu, como professor, o considero merecedor de seguir para a série seguinte? Qual efeito causará no aluno a aprovação ou a reprovação? Não é uma tarefa fácil. Existe muitos princípios éticos e morais envolvidoos. É um dilema que vivemos todo final de ano letivo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Oi Elsa,
É... a hora da avaliação do aluno de fato não uma questão simples de se fazer, concordo contigo. Quantas vezes nos pegamos pensando, refletido sobre como compor a nota de um aluno, ele "merece", ele atingiu os objetivos"? São tantas as questões envolvidas, não é mesmo?!
Mas Elsa, o que eu gostaria de refletir contigo é, onde está a avaliação do professor, como nos avaliamos? Somos o reflexo do alumo ou aluno e o nosso reflexo? Merecemos notas ou conceitos? O que você pensa sobre esta questão?
Um abraço
Márcia Caetano
Querida aluna Elsa Batista Pereira Martins!
A partir de hoje vou fazer parte dos comentários no seu portfólio.
Os seus registros são interessantes apresentam clareza, objetividade embasamento teórico e praticidade na aplicabilidade com os seus alunos, tudo muito importante. Meus Parabéns!
Achei interessante refletir sobre nota ou conceito.
Obrigada por suas postagens!
Desejo sucesso empreendedor na sua trajetória acadêmica.
Um abr@ço virtual,
Professora Geny Schwartz da Silva
Tutora seminário Integrador VI
PEAD/FACED/UFRGS
Postar um comentário