Estágios de desenvolvimento é assunto que ouvimos desde o tempo de magistério. Entretanto a cada abordagem, nova leitura e até retomada de antigas leituras, surge novos questionamentos. Desta vez, observei que a professora Tânia nos chamou muito a atenção para a idade e o estágio de desenvolvimento.A idade não é o melhor critério e sim as características que a criança apresenta para definir em que estágio ela se encontra.Tão importante quanto realizar os trabalhos e participar dos fóruns, é também ler as postagens dos colegas e as interferências da professsora, pois muitas vezes nos esclarece dúvidas. No fórum onde cada um escolheu um estágio para registrar suas observações dos alunos com os quais trabalhamos, eu participei no das operações concretas, pois é onde se encontra a maioria dos alunos que trabalho. Foi através da interferência da professora que pude dismitificar algo que eu assim como outros colegas tínhamos por certo. Na fase das operações concretas, usar o material concreto na aula de matemática, nada mais é do que manipulação de objetos, portanto é atividade sensório-motor. O que caracteriza esta fase é a capacidade de reversibilidade no pensamento. Este foi o meu novo olhar das já tão estudadas fases de desenvolvimento.
quarta-feira, 29 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Olá Elsa!
Vais perceber que optei em fazer 1 único post sobre tuas postagens em teu portfólio por acreditar ser mais produtivo desta forma do que se fosse postar um por um, pois todas as postagens tem características semelhantes e sempre é possível trazer um retorno com todas elas exemplificando.
Primeiramente gostaria de te parabenizar pelo esforço em manter teu webfólio atualizado.
Sei bem o montante de tarefas e atividades que precisam desenvolver, e que por isso nem sempre é possível encontrar tempo (hábil) para organizar as idéias e escrever o que construímos com elas.
Com relação as tuas postagens, por exemplo: Em Nós por nós e pelos outros – registrou tua impressão sobre a aula presencial de questões étnico raciais, expectativas e idéias para aplicar atividades com teus alunos. Percebi muita empolgação da tua parte. Chegastes a desenvolver uma atividade pratica com eles? Se sim, vou aguardar que nos descreva, pois gosto muito das tuas postagens. São sempre muito ricas e de ótima qualidade.
Na postagem Estágios de desenvolvimento – registrou uma nova aprendizagem em cima de um assunto que é sempre tão discutido ao longo dos anos (pedagogicamente falando) ... Isso é bacana, é ter um novo olhar sobre aquilo que achávamos que já não tínhamos mais nada pra aprender.
Tudo isto esta correto.
Todas as informações que nos trouxe estão corretas.
Vou aguardar que tragas mais das tuas aprendizagens!!!!
Certo?
Um grande abraço,
Fabi
Elsa: por que será que tiveste uma nova compreensão sobre um tema já trabalhado? Porque as aprendizagens sempre ocorrem a partir daquilo que já sabemos. Portanto, o mesmo conteúdo nos apresentará desafios novos à medida em que sabemos mais.
Um abraço. Profª Tania Marques
Postar um comentário