quarta-feira, 18 de junho de 2008

Grupos Sociais

Na disciplina de representação do mundo pelos Estudos Sociais, foi solicitado que elaborássemos uma atividade contemplando uma temática que envolvesse grupos sociais, mas também que relacionássemos com a história do município, estado, país, com a história de vida dos nossos alunos.
Depois das leituras de Estudos Sociais:teoria e prática, mais especificamente na parte de grupos sociais, fiquei planejando para executar este trabalho, embora não tivesse necessidade de aplicação, mas a leitura me empolgou á prática. Realizei em quatro aulas (todas as quartas), com os alunos do 4º ano, mesma turma que desenvolvo meu plano individual de estudos.
Previamente preparei uma entrevista que eles completariam com ajuda dos pais, com dados do nascimento,escolha do nome,3 fatos importantes da vida da criança, outras perguntas era sobre os pais: onde nasceram, porque moram em São Leopoldo,profissão, endereço, religião, lazer.... a última questão era uma descrição do berço. Pedi para trazerem uma foto de quando eram bebê e o registro de nascimento.
Na aula seguinte, as crianças chegaram muito empolgadas com seus questionários preenchidos, fotos e alguns levaram a certidão de nascimento. (somente dois alunos não responderam as perguntas). Nos colocamos em círculos e começamos a analisar as descobertas. Primeiro passamos a importância do registro de nascimento, depois as informações que traz neste documento. Começamos a ver no grupo quem nasceu em São Leopoldo ou cidade próxima, quem nasceu em lugares mais distantes, fora do estado...chegamos na questão da idade e percebemos que quase todos estavam com nascimento entre os anos de 98/99 e assim várias questões foram sendo abordadas como as características da turma do 4º ano e eles foram percebendo que as vezes ficavam com um grupo as vezes com outro.
Depois passamos para a análise das fotos de bebê e de como era o seu berço. Mostrei a pintura "O Berço" de Monet. Que diferença e semelhanças existe entre o berço deles e aquela pintura de 1867, num outro tempo e em outro espaço? Após fizeram a releitura de Monet,expressando artisticamente.
Na terceira aula passamos para a escrita das informações num livrinho, começando pela linha de tempo e os dados passados. Depois começamos a falar das cidades de onde os pais vieram, e a profissão. Tiveram bastante dificuldades em saber a profissão dos pais e diferenciar o trabalho das mães entre do lar, empregada doméstica, diarista e vendedora autônoma e tudo a gente ia conversando e comparava. Na última aula escreveram sobre os seus amigos, das coisas que gostam de fazer juntos e o que pensam ou desejam para seu futuro. Este foi um trabalho que permitiu as crianças se conhecerem, estabelecerem relações na turma na qual estudam juntos, o que os une, do que gostam, que tem suas diferenças individuais, mas existem como um grupo. Trabalhando com as cidades dos pais, descobrimos que o pai de uma aluna veio da Argentina, outro colega nasceu em Brasília...e assim muitos conceitos puderam ser discutidos e ampliados a partir da vivência do grupo. A dificuldade maior foi que as aulas foram uma vez por semana e alguns alunos faltaram, e presença de todos é importante neste tipo de trabalho, inclusive para dados mais variados sobre eles.

Um comentário:

Fabiane Penteado disse...

OI Elsa!

Tenho certeza que a realização desta atividade teve seu papel cumprido no sentido em que te propuzestes a atingir (grupos sociais)...
E como sempre, Parabéns pela atividade e relato, e iniciativa de realizar uma atividade mesmo não tendo sido "necessário" ao olhos academicos...
Apenas senti falta das evidencias (fotos!)
Um abração,
Fabi