O meu plano individual de estudos, contempla o estudo das artes visuais relacionada com o meio ambiente. Neste sentido, primeiramente trabalhei as concepções que meus alunos do 4º ano tem, sobre a natureza. Trabalhamos a monocromia com o tema a terra é azul. Depois trabalhamos a policromia, com as cores da natureza. Ao longo do mês de abril, desenvolvemos estudos e atividades relacionadas aos índios. Explorei principalmente a forma como o índio se relaciona com a natureza. Tirando só o que precisa. Conhecemos um pouco da arte indígena, que tem na cerâmica seu referencial. E então solicitei que faríamos uma experiência diferente. Para a próxima aula eles deveriam criar tintas a partir de fervura de vegetais, aproveitando e reaproveitando os materiais disponíveis, bem como criar pincéis. Não valia comprar nada. Eles me surpreenderam tamanha a criatividade na hora de fazer pincéis e a variedade de cores que conseguiram com beterraba, casca de cebola, moranga, erva-mate, caldo de feijão... Depois disso criaram cartazes imaginando como seria a natureza, na época do descobrimento do Brasil. Ao mesmo tempo, no módulo 2 de ciências assisti ao vídeo balance, onde o relacionamos com o desequilíbrio ambiental. Nós vivemos a época do descartável,do ter. Neste sentido os índios tem muito a nos ensinar, pois só tiravam da natureza o que precisavam e partilhavam entre todos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Elsa!
Gostei muito da tua atividade. Estimular a criatividade dos alunos sempre nos traz resultados inesperados.
Que ótimo que as leituras do PEAD estão sendo um guia em tuas praticas cotidianas!
Um abração,
Fabi
Postar um comentário